Postagens Recentes

Translate this blog

Por que temos tanta dificuldade para guardar dinheiro?



"Dinheiro na mão é vendaval" , já dizia Paulinho da Viola.

Um comportamento que muitos possuem é não conseguir guardar dinheiro. Entendo isso porque sem me organizar financeiramente eu não via para onde o dinheiro ia e acabava não conseguindo pagar tudo que devia. Atitudes pequenas ajudam para que isso não ocorra.

Agora listarei alguns dos motivos porque seu dinheiro nunca está disponível.

Gastos supérfluos


Gastar com coisas que não precisa pelo simples fato de gastar é um bom motivo para seu dinheiro nunca estar disponível. Fiz uma postagem sobre pequenos gastos para economizar que fazem toda a diferença. A ideia é, se você usa o dinheiro para comprar chocolate todo dia, esse dinheiro não estará disponível para usá-lo em outra categoria de despesa.

Não ver sua renda  como um orçamento a ser administrado


Um país tem um valor anual para ser gasto na administração pública, se parte vai para a educação, menor será a parte que irá para transporte, e se parte for para empresas, menor será a parte que irá para a saúde.

Na vida doméstica é o mesmo, é um exercício de tira e põe. Separa as despesas obrigatórias cujo valor não muda e o dinheiro que sobra deve dar para transporte, lazer, alimentação, gasto emergencial e etc. Se você dá mais dinheiro numa categoria, falta em outra.

Se você não tem essa noção de orçamento, vai gastando sem perceber se suas despesas poderão ou não serem quitadas. Gasta em um que não era necessário e perde em outro que era mais urgente.

Não anotar seus gastos


A ideia é simples, se você não anota todas as despesas, desde as grandes até as pequenas, você não 
vai lembrar tudo que gastou. Se você tem uma ilusão que gastou menos do que realmente gastou no mês, pode acabar gastando o que não tem. No fim acaba acontecendo o que muitos passam no fim do mês. 'Para onde foi meu dinheiro? '.

É essencial que saiba com o que gastou o dinheiro para que não aconteça isso mensalmente e gere a tão comum frustração por nunca ter dinheiro suficiente.

Vou comprar porque eu mereço


Não vou questionar merecimento, porém não dá para levar o orçamento pessoal como um jogo de recompensa. Uma coisa é você fazer uma economia, ter um dinheiro guardado, ter as contas pagas, e como tem dinheiro sobrando você gastar com o que quiser por merecer. Outra muito diferente é toda vez que se sentir cansado, frustrado ou desanimado e usar seu dinheiro que já está comprometido para gastar com algo momentâneo e acabar deixando algo importante de lado. Recompensas são boas, mas não dá para se recompensar todo o tempo.


Veja mais sobre planejamento pessoal clicando AQUI.

Conheça o Kit Planeje-se:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pergunta, sugestão, critica para que o blog evoluindo. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Seu Blog Aqui - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo