Postagens Recentes

Translate this blog

Ruinas de Airão Velho - Lugares abandonados no Brasil #4




Essa é mais uma “cidade fantasma”. Velho Arião ou Arião velho (ainda não descobri qual é a forma certa) encontrá-se no estado do Amazonas. Até a Segunda Guerra Mundial foi uma das vilas portuguesas mais importantes às margens do rio Negro, alem de ser a primeira. Foi fundada no ano de 1694 como uma vila produtora de borracha, seguiu no oficio até o fim da guerra, onde perdeu os compradores ingleses para a colonia inglesa da Malasia. Arião Velho persistiu até 1950, quando os moradores começaram a ser transferidos do local.

O lugar é lindo, conserva muito do seu encanto, ainda mas por ser uma cidade perdida dentro da floresta amazônica.  Por ser de difícil acesso não é vandalizada e suas ruínas consegue guardar aquele ar mágico de um lugar antigo. A vegetação que tomou conta aumenta o ar romântico de cidade perdida, mas infelizmente ela não é cuidada pelo governo amazonense, e possui apenas um guardião que cuida das ruínas por conta própria.











Shigeru Nakayama é o guardião do local e única pessoa que mora na região.  Nakayama nasceu em Fukuoka, no sul do Japão, e mudou-se durante o grande fluxo migratório de japoneses no começo dos anos 1960. Mora no Brasil há mais de 50 anos e relata que sempre quis morar na floresta amazônica. Ele não cobra para guiar visitas na cidade fantasma, mas aceita doações. Como ele é a unica pessoa que mora na região e visita Velho Airão regularmente, Nakayama tem plena consciência que se ele sair do local a historia morre. (fonte).


E se for visitar algum dia, não esqueça de fazer um Diário de Viagem, clique na imagem abaixo e confira:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pergunta, sugestão, critica para que o blog evoluindo. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Seu Blog Aqui - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo