Postagens Recentes

Translate this blog

A noção de justiça de Rose Quartz



Essa postagem contém SPOILERS até o encerramento da terceira temporada de Steven Universo

Rose Quartz é um dos personagens mais queridos e mais interessantes de Steven Universo, ainda mais porque ela não participa da cronologia atual do desenho, sempre que é revelado algo sobre ela é por meio lembranças de outros personagens que interagiram com ela.

Mas, o que me motivou falar sobre Rose Quartz é o fato de que ela liderou a revolta contra seu próprio povo e defendeu a Terra contra a invasão de seu planeta natal. Ela enfrentou sua própria gente por um planeta que ela não tinha relação por entender que o que estava sendo realizado lá era errado e deveria ser impedido, mesmo que para isso houvesse guerra e ela jamais pudesse voltar para casa.




É revelado durante as temporadas que Rose Quartz amava a Terra e era contra os planos de Homeword de colonização que levaria a destruição do planeta. Rose via como a vida se desenvolvia e pensava que os habitantes não mereciam o destino que lhes reservava e nem Homeword tinha o direito acabar com a vida que se desenvolveu na Terra por nenhum motivo. Ela arriscou tudo pelo que acreditava sabendo que ganhando ou perdendo ela não poderia retornar a antiga vida e na pior das hipóteses morreria e ainda sim fez o que acreditava como certo.

Pearl relembrando o posicionamento de Rose durante a Guerra
Esse posicionamento de Rose Quartz é muito interessante, ainda mais apresentado em um desenho infantil, pois mostra que o correto nem sempre é fácil e que muitas vezes nossos semelhantes não conseguem entender o que vemos como certo, mas devemos lutar por ele. É uma lição importante para ser aprendida, ainda mais estudando a historia e vendo como é perigoso se deixar levar por ideologias sem nunca questiona-las e ver tudo que se opõe a ela como maus olhos. Homeword é uma civilização que aparenta nunca ter sido questionada, onde seus habitantes faziam o que eram mandados e não questionavam as ações realizada por seus comandantes, até que Rose viu que essa realidade não precisava ser assim, e que todos poderiam ter escolhas. Ao mostrar isso para outras Gems que aderiram a sua forma de pensar levou a uma revolta contra a governo que culminou numa guerra.


Rose acolhia quem se sentia excluído por Homeword dando lhes oportunidade de ser quem eles gostariam de ser e não o que esperavam que eles fossem. Assim, Rubi e Safira tiveram a escolha de permanecerem unidas em Garnet. A fusão de Garnet jamais seria aceita em sua terra natal, pois alem de unir gems diferentes e de classes diferentes, a fusão não tinha por objetivo ser usada como arma, mas permanecer unida por amor (veja também O porque Garnet foi uma ótima jogada de Rebecca Sugar), o que não era bem visto em Homeword.

Ser diferente e querer permanecer diferente é um tabu em Homeword e é fácil entender como é. Nossa sociedade enxerga quem sai do padrão com maus olhos e é comum não entender e nem procurar entender quem é diferente do que é aceito e acabam indo pelo caminho mais fácil, proliferar o ódio. Rose por entender que tudo bem ser diferente, tudo bem ser você mesmo ou ser alguém que deseja ser, Garnet foi acolhida ao ser compreendida e lutou por existir e não aceitar que outros dissessem que sua existência era um erro. Rose Quartz abriu um caminho que não existia na vida das gems e gerou ódio da população que não via sentido na sua luta.

Recentemente foi revelado mais uma faceta de Rose Quartz. Ela lutou contra seu planeta natal por liberdade mas não queria a destruição de nenhuma das gems, mesmo das inimigas, o que fez ela se voltar contra sua própria aliada: Bismuto.


Bismuto teve um episodio duplo lindo e só dedicado a ela. Em que revelou muito de como Rose pensava, e que nem sempre suas atitudes eram compreendidas. Bismuto deu tudo de si pela causa que apoiava, Rose era sua líder e responsável por mostrar que o seu mundo podia ser diferente. Bismuto amou Rose pelos seus ideais de libertação, e sofreu por aquilo que viu como uma traição.


Bismuto se doava tanto para a causa que acha que estava tudo bem destruir completamente as gems inimigas para vencer a guerra, que se elas não se importavam com seus ideais, as Crystal Gems não deveria se importar também. Que o único caminho para a vitoria seria o da violência em seu nível mais elevado.   

Acredito que a tática de Bismuto daria certo e que é bem provável que elas ganhassem a guerra. Mas a que preço? Muitos preferem o caminho de que os fins justificam os meios usados, e que se a intensão é nobre, tudo bem usar meios escusos para alcança-la. Esse caminho realmente é o mais fácil e rápido, mas não quer dizer que é o certo. Rose lutava por um ideal que muitos eram contra, o objetivo dela era mostrar os erros de Homeword e dar oportunidade para os habitantes da Terra e de seu planeta natal de viverem como quisessem, e não destruí-los se não concordassem com isso. Ela lutou por aqueles que não podiam se defender, mas nisso implicou no seu exílio para proteger o planeta Terra enquanto Homeword tivesse interesse. Steven, entendeu o posicionamento de Rose por ser o seu próprio, mas Bismuto que pensava em uma luta mais mortal não via as atitudes de Rose com bons olhos, negar a vitoria iminente por não querer a destruição das inimigas foi uma traição que Bismuto não pode aguentar. Rose a derrotou e a escondeu de todos para que não soubessem de seus planos, Steven foi mais humano e revelou tudo e os motivos que ele teve para parar Bismuto. 


Bismuto foi um exemplo claro que mesmo entre aliados que desejam a mesma coisa pode haver posicionamentos completamente distintos em relação a justiça. Vale tudo por um ideal? Vale tudo por um bem maior? São conceitos difíceis de serem trabalhados pois cada pessoa pensa de uma forma e segue o caminho que acha mais justo. Justiça é um caminho difícil de ser tralhado ainda, ainda mais quando pessoas veem mais de um caminho a seguir. O único jeito de tentar ir para um caminho mais justo é conversando, e discutir dá trabalho. Bismuto não foi justa ao se negar ver o lado de Rose, Rose não foi justa ao se negar entender Bismuto e trancafiá-la para longe de todos sem que seus amigos soubessem dela e porque ela estava tendo tal tratamento. Steven derrotou Bismuto para se defender, pois era vida ou morte, e diante da fúria de Bismuto ele a prendeu também, mas diferente das atitudes de Rose, ele se explicou para as Gems e elas decidiram que era melhor assim.

Mas ai vem o final da terceira temporada mostrar algo que contradiz as atitudes já reveladas de Rose Quartz.

Rose se negava a destruir as pedras das gems pois elas deixariam de existir e isso equivale a morte. Se negou a ganhar a guerra segundo por esse caminho. Então porque ela destruiu a Diamante Rosa?


Não se sabe as razões envolvidas que levou Rose Quartz a fazer isso. Se a guerra começou com a destruição da Diamante Rosa, ou se terminou com a rose destruindo uma Diamante que era vista como indestrutível. A ordem dos eventos é importante, pois a posição de Rose sobre destruir as Gems se fosse necessário pode ter vindo porque ela tinha destruído Diamante Rosa e resolveu que não valia a pena, ou achava que não valia a pena e depois se viu obrigada a fazer exatamente aquilo que condenou que Bismuto fizesse. 

Rose ainda permanece como um enigma em Steven Universe e ainda me surpreende um desenho voltado para o publico infantil ter questões existenciais tão complexas e personagens tão bem estruturados. Agora é ver o que a quarta temporada nos reserva em revelações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pergunta, sugestão, critica para que o blog evoluindo. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Seu Blog Aqui - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo