Postagens Recentes

Translate this blog

5 - Metas - Planejamento Financeiro



Meu maior sonho é percorrer todo o mundo. Tanto que fiz até um produto para quem quer percorrer nosso lindo planeta: O Diário de Viagem. Mas todos sabemos que não dá para decidir hoje que vai para Itália e viajar amanha, o orçamento da maior parte do povo brasileiro não permite, infelizmente. Mas nada está perdido! O que mais acredito é que "com planejamento tudo é possível". Usarei como exemplo uma viagem:

Se você planeja uma viagem para Machu Pichu para o fim do ano, no inicio do referido ano você já começa olhar a média de preço de passagem, os valores de um pacote completo, quando dias vai querer ficar, e etc. Colocando tudo isso na ponta do lápis você vai ter um valor médio para a sua meta. 

Porque isso é tão importante??

Se você já tem um valor definido para a sua meta, o quanto você vai gastar para atingi-la, ela deixa de ser algo abstrato e passa a ser algo concreto, algo realizável, e não apenas uma vontade, um sonho. O segundo passo a partir do valor estabelecido é administrar o planejamento para ver em quanto tempo você pode atingir o valor definido. Nesse ponto você pode trabalhar com duas possibilidades. Com a poupança, onde você controla a quantia que não gastará por mês para atingir essa meta., ou pode também trabalhar com o orçamento, caso faça algo parcelado, porque é de extrema importância saber exatamente quanto vai gastar e por quanto tempo o seu dinheiro vai ficar comprometido por essa sua meta.

Essas atividades são simples de se fazer, mas muitos não pratica fazer um planejamento financeiro, sempre adia até que quando assusta está atolado em dividas. Ou resolve atingir uma meta sem avaliar avaliar se é possível. Nesse ponto o sonho pode se tornar um pesadelo: Dividas não planejadas, valores extremamente altos, dinheiro insuficiente até mesmo para o básico, ou fazer a sua viagem dos sonhos e o pesadelo vir depois, quando fica anos no vermelho sem possibilidade de se afirmar financeiramente. É preciso ter o pé no chão para se permitir sonhar, ou a queda pode ser feia.


Em breve o canal estará em atividade, inscreva-se para não perder nenhum vídeo!
_____
_____



Essa foi a parte 5 de 7 postagens  sobre o Planejamento Financeiro Pessoal. Está acabando minhas dicas que espero estar ajudando. Quer ver mais das postagens?? Veja as anteriores abaixo:

Parte 1 - O controle
Parte 2 - Orçamento
Parte 3 - Balanço Anual
Parte 4 - Poupança
Parte 5 - Metas
Parte 6 - Gasto Semanal
Parte 7 - Cartão de Crédito (final)
Printables Plano Financeiro Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pergunta, sugestão, critica para que o blog evoluindo. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Seu Blog Aqui - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo