05 setembro 2016

4 - Poupança - Planejamento Financeiro



Poupar é uma grande dificuldade do brasileiro. Provavelmente (especulação minha) isso venha da época de inflação muito alta que o Brasil teve antes da instauração do Plano Real. O valor dos produtos mudava varias vezes durante o dia o que fazia o dinheiro não valer quase nada, não valia a pena poupar, se seu dinheiro podia comprar algo, você comprava, pois ao fim do dia podia não dar mais para comprar.

Poupar é preciso. Saber guardar dinheiro para emergências, como medico, remédio, viagem inesperada, acidente, e etc. Ninguém tem o poder de adivinhar o futuro e a falta que faz o dinheiro extra sempre atinge quando algo dessa natureza ocorre. 

O que geralmente se faz nessas emergências? Muitos optam por fazer empréstimos, onde a taxa de juros é muito alta e prende a pessoa economicamente por um longo período,e quando o individuo termina de pagar, não é raro ter pago o dobro do que pediu emprestado.





Analisar o que você deseja guardar ao fim do mês e o valor efetivamente guardado é um bom exercício para ver sua capacidade de planejamento e ver também os meses que você ficou abaixo da meta da poupança e os meses que você a ultrapassou. Ao fim do ano, fica fácil ver qual o valor que tinha planejado guardar e o valor realmente acumulado.  Essa parte está intimamente ligada a proxima postagem sobre finanças: As Metas. Porque se está planejando realizar algum projeto ou sonho, você terá que por a prova sua capacidade de planejamento para realizá-la sem ficar no vermelho.

Gostou das dicas?? Dá uma olhada nas postagens anteriores: 
Parte 1 - O controle
Parte 2 - Orçamento
Parte 3 - Balanço Anual
Parte 4 - Poupança
Parte 5 - Metas
Parte 6 - Gasto Semanal
Parte 7 - Cartão de Crédito (final)
Printables Plano Financeiro Pessoal

Mineira, chocólatra, viciada em pão de queijo e estudante de Direito. Amante de viagens e organização que sonha em conquistar o mundo com a mesma intensidade que assiste séries na Netflix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pergunta, sugestão, critica para que o blog evoluindo. Beijos!