Postagens Recentes

Translate this blog

6 Meses após o Big Chop - Cacheada!!!


Há 6 meses decidi voltar aos cachos e fiz o meu segundo Big Chop. O primeiro foi a um ano e meio, quando doei meu cabelo que estava enorme já com planos de voltar a ver meus cachos. O segundo foi o definitivo, onde quase toda a escova progressiva do cabelo foi retirada. Nesses seis meses muita coisa mudou em como vejo meu cabelo e como cuido dele, por isso listarei as 6 coisas que aprendi ao voltar a ser cacheada nesses 6 meses.


1º - A aceitar a imagem que via no espelho.

Logo quando cortei meu cabelo tive uma relação bipolar com ele. Como não o via cacheado desde que era uma adolescente de 14 anos, e principalmente, nunca o tinha visto curto e cacheado, meus sentimentos com ele ia de extremo a extremo. Acordava um dia e o achava lindo e à tarde sentia vontade de chorar por ter feito o BC e sentia vontade imensa de ir a um salão alisar novamente. Foi difícil me sentir bonita, pois minha aparência mudou da noite para o dia e não conseguia me ver e me reconhecer ao olhar no espelho. Eu tinha perdido minha identidade. O que ocorreu foi que me joguei de cabeça num mundo que não conhecia: não sabia "arrumar" o cabelo; ele nunca ficava do jeito que eu queria; tinha a impressão que todos me olhavam e me recriminavam ou me achavam feia; e mesmo me portando com segurança por fora, no meu interior me perguntava se tinha cometido um erro. Tudo isso foi fruto de insegurança. Não existe formula mágica que faça você se sentir linda e maravilhosa depois de uma mudança drástica, é apenas o trabalho interno de se aceitar e ver que não tem nada de errado na sua aparência que faz  com que todos esses sentimentos ruins vá embora. É preciso ter paciência. 


2° - Não passar tudo no cabelo só porque viu na internet

Recém cacheada e sem saber nada de como cuidar desse tipo de fio, me joguei nos vídeos e tutoriais de beleza. E tudo que via, eu fazia, e pouquíssimas vezes deu realmente certo. Meu cabelo não ficava um cacheado bonito, nem aparentava estar saudável, coisa que ele estava (cabelo novo, sem estar ressecado, recém cortado). Descobri depois que na minha insegurança capilar, eu passava muito e vários produtos, não ia testando e ver como meu cabelo reagiria, passava tudo acreditando que ficaria lindo. NÃO FICAVA. Resultado: Cabelo sem forma, opaco, cacho murcho, cabelo pesado. Foi aprendendo com os erros que ele começou a ficar mais bonito e fizemos as pazes. 



3° - Não se preocupar se precisar cortar

Tenho um desejo grande de ver meu cabelo grande e cacheado, mas sei que vai demorar para ficar dessa forma, por esse motivo que dá uma pena de cortar. Porem, cada cacho tem sua forma e temperamento, Tem dia que está mais fechado e outros ele está mais aberto. E mesmo que cresça um pouquinho, muda a forma do cabelo e é interessante cortar para acertar. Ou o formato do corte no fim não ficou do seu agrado e cortar é a unica forma de acertar. DILEMA: Quero que cresça, mas a solução é cortar. 

Vai de cada pessoa, mas eu coloquei na balança qual era meu interesse maior, e decidi cortar mais um pouco e fiquei satisfeita com o resultado. E MELHOR: estou curtindo ele curtinho. Já tive cabelo curto, mas não tão curto e nunca com ele cacheado. É uma experiencia nova, e como estou deixando crescer, tenho que curtir ele agora, e se precisar acertar, tudo bem passar a tesoura.


4° - Entender que nem todos vão aceitar suas decisões

Se quiser cortar, deixar crescer, pintar o cabelo castanho de loiro, loiro de preto ou preto de vermelho, ou até com cores fantasia como verde, azul e rosa, SEMPRE vei ter alguém contra, que vai tentar fazer sua cabeça para desistir da ideia baseado apenas no conceito dela de beleza e não no que vai te fazer feliz. Algumas mudarão de ideia se você mudar, ou fingir que gostou e até mesmo não fingir. Mas a unica pessoa que precisa gostar da sua aparência é você. Gosto existe aos montes e é humanamente impossível agradar todo mundo e esse não deve ser o objetivo de ninguém. Faça o que for preciso para ser feliz e se não quiser cachear o cabelo, não cacheie. Isso nos leva ao quinto ponto.


5 º - Tudo é uma fase, não menosprezar o momento de cada um

Voltar a ver meus cachos foi uma decisão pessoal. Não consultei ninguém quanto a isso. Partiu da vontade de ver como era meu cabelo de verdade pois não me lembrava mais da aparência, da textura, e nem nada. Resolvi passar pela transição para ter essa sensação de ser uma eu que não conhecia, mesmo que ficasse apenas um mês e alisasse de novo. Meu objetivo não é pregar o cabelo natural como o correto, porque não existe essa de cabelo certo. O cabelo e tudo mais que compõe o que é você naquele momento que vai ser o certo. Seja natural, quimicamente tratado, pintado, raspado e etc. Eu era feliz cacheada na adolescência, mesmo com a mídia me impondo que a beleza era cabelo liso. Eu alisei por preguiça de acordar de manha e cuidar do cabelo (entende-se molhar e jogar creme para domar), e por muito tempo fui feliz com o cabelo alisado, até que não fui mais e quis ele cacheado novamente. Eu posso deixar ele crescer e decidir que quero ele curto, ou resolver pintar ele de uma cor completamente absurda. Pois tudo que passamos é uma fase, ela pode durar muito (como uma vida inteira) ou não. a Unica coisa que importa e nos sentirmos bem quando estamos nessa fase e curti-la ao máximo.


6º - A imagem que temos nossa muda constantemente

Por último, curta ser você mesma, seja ela quem você seja. Eu não sou a mesma de 10 anos atras e não serei eu daqui a 10 anos. Somos pessoas que mudam constantemente e isso é bom. Vamos aprender a aceitar e conviver com a diferenças e peculiaridades de cada um e principalmente com as nossas próprias.  E se mudarmos, Ok! A vida é assim mesmo e vamos para a nova fase com lágrimas e, principalmente, sorrisos. 

Bjss

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto! Estou passando por isso tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada! A transição marcou muito minha vida, pois foi a fase que mais me conheci. Não é só uma mudança de aparência, é se reconhecer como pessoa. Tomara que corra tudo lindamente para vc. Estou muito feliz no time das cacheadas agora.

      Excluir

Deixe seu comentário, pergunta, sugestão, critica para que o blog evoluindo. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Seu Blog Aqui - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo