Postagens Recentes

Translate this blog

Fases para realizar um trabalho de faculdade bem feito

Deixe sua ferramenta de escrita já pré-programada para as normas da ABNT.

A parte do trabalho que mais detesto é formatá-lo dentro das normas da ABNT. São muitas regras e cada vez que muda uma configuração, outra fica desregulada. Nesse momento é certo, você vai ficar muito tempo fazendo essa formatação sem necessidade.

Um sentimento? FRUSTRAÇÃO!!!
Se você usa o Microsoft Word, a dica é a seguinte:



Na barra de formatação possui esse ícone para configurações avançadas em cada seguimento.
Clicando nele aparece minha configuração favorita.

Com isso você vai configura apenas uma vez, porque a partir daí, todos os seus documentos estarão dentro das normas sem fazer maior esforço.



Antes de começar a escrever, leia todo o material de apoio, sem marcar nada.

É um engano achar que, para fazer o trabalho mais rápido, deve primeiro sair marcando tudo na primeira vez que ler o conteúdo tema. Na primeira vez que se lê, não tem como saber o que é mais importante, pois o autor faz uma linha de raciocínio até que ele chega no ponto central. Marcar de forma desenfreada só dificulta o entendimento e faz com que você foque numa parte sem relevância. Consequencia: Ou fica novamente, perdendo tempo, ou falar coisa que não tem importância no trabalho e com isso obter uma nota abaixo do que deveria.

Não seja a louca(o) do marca texto!!

Depois da primeira leitura, selecione o que é mais relevante.

Nessa hora que deve pegar o marca texto ou selecionar as partes relevantes no computador, post it ou caderno de anotações. Porque após a primeira leitura, é possível identificar com maior facilidade o objetivo central do texto, e assim, se focar e sintetizar essa ideia central na realização do trabalho. Caso necessário, é bom ter outras fontes (artigos, livros, reportagens) para comparar as ideias dos autores e esboçar melhor sua opinião.

Releia todo o conteúdo escrito e compare com o que foi pedido pelo professor.

Quando escrevemos tudo de uma só vez, temos a sensação que o texto está perfeito e não é preciso revisar. SEMPRE É PRECISO REVISAR!

Quando se escreve direto, a ideia é que está tudo em concordância e sem contradições, mas a segunda leitura é a que realmente vai te mostrar se está tudo OK. achamos que um paragrafo está bom e quando lemos, vemos que pode não ter sentido algum e é preciso reformular, corrigir erros de digitação, concordância e tudo mais.


Ao finalizar, volte para a capa e veja se colocou seu nome no trabalho.

Grande vilão dos desatentos. Se o trabalho está sem nome, o professor não tem como saber de quem é, e não é obrigado a saber que é seu. Não confie na sorte, ao final sempre confira seu nome no trabalho e de todos os integrantes, caso haja, para que ninguém perca ponto por desatenção.


Programe no celular a data de entrega.

Tecnologia está ai para ser usada e te servir. Abuse dela! Vá no calendario do seu celular e marque um evento para a entrega do trabalho. Marque o dia, a hora, se tiver a opção de cores, deixe em vermelho para se destacar no dia e sempre marque um lembrete para um dia antes, e 15 minutos antes do horário de sair de casa para não correr o risco de esquecer. Dica valida principalmente com trabalhos com grande pontuação que são decisivos para concluir o semestre.



DICA: faça o trabalho no primeiro tempo livre que tiver. Isso evita que você perca sua vida social para ficar em casa fazendo um trabalho de ultima hora. Um bom planejamento dá ótimos resultados.

PS.: Partes desse planejamento vale para estudar para provas tambem!




Sempre estarei aqui dando dicas para vocês!

VAI LÁ E ARRASA!

Bjss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pergunta, sugestão, critica para que o blog evoluindo. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Seu Blog Aqui - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo